OBSERVAR

SEM INTERFERIR

Observação de Baleias por Terra

Turismo sustentável e ambientalmente correto

Benefícios para as baleias e observadores

Sem risco de acidentes para os turistas

Sem interferência no comportamento natural das baleias

Integração homem-natureza por ser praticado com uso de trilhas e mirantes naturais

Sem poluição do mar por óleo dos motores das embarcações que intoxica as baleias filhotes durante a amamentação

Sem molestamento causado pelo ruído sonoro dos motores das embarcações de turismo

Exemplo de respeito pelos direitos animais e preservação de espécie ameaçada de extinção

Os bebês chegam a mamar 500 litros de leite num único dia. A baleia amamenta jorrando leite pelas glândulas mamárias. Como o leite é muito gorduroso, não se mistura à agua e o filhote pode mamar tranquilamente, por isso a importância do mar não ter resíduos.

Por que os barcos do turismo de observação de baleias causam molestamento às baleias no Berçário em Santa Catarina? 

Gera inclusão social através da formação de guias terrestres

1º Enseadas pequenas fechadas e semi-fechadas em formato ferradura

O que é molestamento?

Qualquer ato de perseguir, atormentar ou incomodar que tenha o potencial de ferir ou perturbar um mamífero marinho ou grupo de mamíferos marinhos no ambiente natural pela ruptura de padrões comportamentais, incluindo mas não limitados a migração, respiração, amamentação, reprodução, alimentação ou busca de abrigo.’

Principal enseada do Berçário - Praia da Gamboa em Garopaba

2º Para proteção dos filhotes, as baleias ficam a menos de 20 metros da faixa de areia

3º O que obriga aos barcos a ficarem na zona de arrebentação para poder vê-las, onde, por regras de navegação e salvaguarda da vida humana, não é permitido desligar os motores nem colocá-los em neutro, mesmo que as baleias e seus filhotes estejam perto do barco. 

4º Risco das baleias e filhotes se machucarem nas hélices e terem uma reação agressiva

Os cetáceos usam a ecolocalização para "enxergarem"

Ecolocalização é um sentido, uma sofisticada capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objectos ou animais através de emissão de ondas ultra-sónicas, no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, reflectirem no alvo e voltarem à fonte sobre a forma de eco.

5º O ruído do motor dos barcos se propaga 4X mais na água que no ar. As ondas sonoras reverberam nos costões e faixa de areia criando interferência sonora na comunicação entre baleia mãe e filhote, gerando reações como mudança de respiração, frequência cardíaca, abandono de área de repouso, dentre outras gerando perda de energia. Esta situação caracteriza molestamento

Turismo de Observação de Baleias por Terra no
Berçário em Santa Catarina

O Berçário das Baleias Franca é um dos raros locais no mundo em que podemos observar mães e filhotes sem interferir no seu comportamento natural. É desta forma que as mães se sentem a vontade para manifestar a maternidade, a intimidade com seu filhote, podemos observar o acasalamento, o amadurecimento dos jovens. Momentos únicos que revelam toda a beleza, inteligência e sensibilidade destes animais.

Quando pensamos em preservação das baleias franca temos que levar em conta duas questões: a espécie ainda está tentando se recuperar do período em que foi praticamente dizimada pela caça; e trata-se de uma espécie migratória, ou seja, está sujeita a todos os impactos que geramos nos oceanos. Nesse contexto, a nossa responsabilidade na gestão do Berçário aumenta, pois temos que proporcionar às mães e filhotes a oportunidade de se fortalecerem ao máximo, para enfrentarem o retorno à zona de alimentação, na Antártica. Assim, qualquer perda de energia, pela falta de tranquilidade pode ser decisiva no caminho de volta. Temos um compromisso mundial de preservação desta espécie.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now